Jogue mais, em qualquer lugar…

Fala pessoal,

Tudo em ordem?

Bom, conforme prometido em meu post anterior, vou começar a escrever sobre a parte mais “difícil”, porém a mais importante da criação de um jogo: a criação do Game Design Document.

Mas que raios é esse GDD? Bom o Game Design Document ou GDD é o documento mestre na criação de um jogo, ou seja, é ele que contém todas as informações tanto no aspecto visual e conceitual do jogo, como no tecnológico.

Deu pra perceber a importância? Ainda está meio complicado?

Vamos dar uma esclarecida melhor…

Todo mundo que curte um bom game, alguma vez na vida já se imaginou desenvolvendo aqueles jogos que mais “bombaram” nas telinhas, tanto na infância (Super Mário, Sonic, etc…) quanto atualmente (Gears of War, Assassin’s Creed, etc..), criando personagens, armas, mundos fantásticos, etc. não é mesmo?

Agora imagina se quando criaram o Mário ou o Sonic, seus criadores tivessem esquecido alguma característica neles? Por mais simples que fosse, como por exemplo, tivessem esquecido de fazer o Mário crescer, ou então que o Sonic não tivesse aquele ataque que ele rodava rápido (spin) será que eles seriam o sucesso que foram?

Pois é, poderiamos aqui, ilustrar mais um monte de exemplos que poderiam não ter existidos ou terem sido trocados, para demonstrar o quanto esse tal de GDD é importante.

Portanto, depois de fazer os contatos, definir aquela equipe espetácular para criar o novo jogo do século, a equipe, sim, no caso de pequenas equipe, todos devem estar presentes na reunião para criar e definir todos os pontos do GDD.

Devemos definir, nomes, gênero, público-alvo, personagens, áudio, estilo da arte (linha artística), no lado tecnológico, temos as definicões de arquitetura do sistema, métodos de produção, hardwares e softwares utilizados e funcionamento da inteligência artificial, isto apenas para mostrar algumas das atribuições que devem ser definidas no GDD.

Ufa, acho que agora começa a ficar claro o motivo desse documento ser tão importante não é mesmo?

Bom, no próximo post, começaremos a desvendar como montar um GDD simples, porém dando conta do recado ok?

Abração a todos…

Até a próxima…

Felipe Augusto Pires
contato:
contato@fapires.com | Twitter: @felipeapires

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Tag Cloud

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: